Com expectativa de gerar até mil empregos diretos em 5 anos, mineradora BMJ pretende explorar quartzo e feldspato em Jaguarari

O potencial mineral de Jaguarari vai além do minério de cobre, concentrado especialmente na região de Pilar. Estudos mostram que outros minerais, a exemplo do quartzo e do feldspato são riquezas naturais encontradas nos limites deste Município.

O quartzo é um composto mineral que contém átomos de silício e oxigênio, e o feldspato é um composto mineral que contém principalmente átomos de alumínio, silício e oxigênio, portanto, a principal diferença entre o quartzo e o feldspato é que o principal elemento químico presente no quartzo é o silício, enquanto no feldspato é o alumínio.

E justamente esses dois últimos compostos despertaram o interesse de exploração por parte da BMJ, mineradora que planeja expandir seus negócios, partindo de uma planta situada em Jaguarari, onde está sediada sua matriz.

As tratativas para a viabilização do empreendimento já começaram. Uma reunião ocorrida na sexta-feira (18/6), no escritório da BMJ, localizado no Gama Center, provocou o encontro de representantes da empresa e do Poder Público Municipal.

O prefeito Antônio Nascimento, acompanhado do chefe de gabinete, Erasmo Morgado, ouviu do administrador da BMJ, Ademir Ruiz Martinez e dos sócios da empresa, Leandro Augusto Bucinelle e José de Assis Alves Ferreira (Zé da Onça), a apresentação do projeto de implantação da mina, para a exploração de  quartzo e feldspato, em nosso município.

Segundo seus controladores, a BMJ dispõe de uma área 5.500 hectares no povoado de Jacunã, já na divisa com o município de Andorinha, para exploração dos minerais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concedeu Licença Ambiental em novembro de 2020.

Ademir Ruiz estima que, quando iniciada as operações, a BMJ empregará diretamente mais de cem pessoas e que, em um prazo de até cinco anos, o número de contratados pode ser ainda maior. “A sustentabilidade da produção nos permitirá de imediato empregar de 100 a 150 pessoas, podendo num prazo de cinco anos contratar até mil funcionários”, disse Ademir Ruiz.

Consta nos planos da empresa a instalação de um parque industrial, abrangendo lapidação, marmoraria e processamento de rejeitos de toda matéria-prima explorada pela mineradora. Ainda de acordo com Ademir Ruiz, as pesquisas de estudos geológicos estão em fase final e as conversas com o Município serão continuadas. “A reunião foi extraordinária para os planos da BMJ em Jaguarari”, destacou.

O prefeito Antônio Nascimento se mostrou otimista com projeto apresentado pela mineradora. “Respeitadas as normas, junto a todas as autorizações ambientais e procedimentos burocráticos que o projeto necessita ser submetido, e havendo as condições físicas e estruturais de operação, a iniciativa poderá ser um marco para Jaguarari. Significa mais uma mineradora, gerando centenas de empregos e divisas para o município. Confesso que saio desta reunião entusiasmado com a grandeza do que nos foi apresentado pela BMJ. Vamos avançar nas tratativas e espero em breve trazer boas notícias acerca do assunto para os jaguararienses”, disse o gestor.