Convênio com a SUDEC amplia abastecimento de água em comunidades atingidas pela estiagem em Jaguarari

Com a situação de emergência decretada pelo Município e reconhecida pelo Estado e União, Jaguarari foi inclusa no programa Operação Água Potável (OAP), desenvolvido pela Superintendência de Proteção de Defesa Civil da Bahia (SUDEC).

O OAP permite que famílias que residem na zona rural recebam água potável, exclusiva para o consumo humano.

O programa é promovido em duas etapas, que abrangem 64 cisternas com 16 mil litros de água cada. Esses reservatórios são usados como Pontos de Abastecimento (PA’s).

A primeira etapa começou em meados de junho e irá se estender ao longo dos próximos três meses, com um investimento da SUDEC de R$ 81 mil reais. A contrapartida da Prefeitura para a execução do programa corresponde ao cadastramento das famílias a serem beneficiadas e ao gerenciamento dos Pontos de Atendimento.

Nesta etapa do OAP serão alcançadas 947 famílias jaguararienses. “Estamos trabalhando em diversas frentes para atender a população no tocante ao abastecimento de água, especialmente nas comunidades rurais. Por meio de convênios com o Exército Brasileiro, Governo do Estado e mais os programas municipais voltados ao abastecimento, tem sido possível atender de maneira rápida uma grande quantidade de pessoas. A Operação Água Potável é um reforço neste trabalho”, disse o coordenador de Defesa Civil de Jaguarari, Givaldo Costa.