COVID-19: Seguindo orientação do Ministério da Saúde, vacinação de adolescentes sem comorbidades está suspensa

O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira (15/9) nota informativa orientando Estados e Municípios sobre a suspensão da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades.

Por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Saúde explicou em Nota Técnica (nº 40/2021) que a imunização em adolescentes de 12 a 17 anos foi restringida somente para aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech).

A Nota Técnica, recebida também pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaguarari, detalhou premissas que embasam a suspensão, dentre elas: 1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades; 2. A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 tem evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou com poucos ou leves sintomas; 3. Somente um imunizante foi avaliado em ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor) e que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos.

O Ministério da Saúde destacou também que os adolescentes sem comorbidades seriam o último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro e solicitou que Estados e Municípios sigam as orientações do Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 terminou a nota reiterando que revisará, sempre que necessário, recomendações com base em dados de segurança e na evolução das evoluções científicas.


Acom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente