Julho Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização à prevenção das hepatites virais em Flamengo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Na Bahia, a campanha é realizada desde 2017 sob o título de “Julho Amarelo” e tem a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Para chamar atenção para a data, a Secretaria de Saúde de Jaguarari realizou nesta quarta-feira, na Estratégia Saúde da Família Ananita Martins, em Flamengo, ações de conscientização junto à população local. Foram feitas explanações sobre os riscos e formas de prevenção da doença. A equipe da SEMUS abordou a importância da vacinação contra as hepatites A e B, incentivou a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento e disponibilizou durante o evento testes rápidos para a detecção da doença.

A HEPATITE – É uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Para maiores informações, procure a Unidade de Saúde mais próxima.


Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente